quinta-feira, 26 de maio de 2011

Agenda Cultural: Coisas nerdísticas para ver em Victoria




Royal BC Museum: Eu sei que o meu gorro está estranho e parece uma camisinha. Ha, ha

Em homenagem ao dia 25 de maio, que foi o dia do orgulho Nerd, (e o dia da toalha para os fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias), hoje postarei opções de programas culturais nerdisticos em Victoria. 

Uma cidade universitária como Victoria certamente tem toda uma variedade de museus, cinemas, teatros e óperas. Na época que eu fui, estava passando “La Bohéme”, mas esqueci de marcar com antecedência e quando fui comprar o ingresso, estava esgotado.
                
             A cidade conta com um Museu maritimo, um museu-maquete, o Miniature world, em que se pode soltar o Godzilla (e tirar foto desse momento para que os seus amigos possam rir de você). Em fevereiro tem o festival de cinema, com filmes distribuídos entre os 11 cinemas da cidade, incluindo o da Cinecenta, da Uvic, que exibe filmes cult como (adivinha só) “Cidade de Deus”.

O Royal BC Museum é um museu de historia natural e de ciencias, que também abriga o IMAX, um cinema com uma tela gigante que passa filmes cientificos, e documentários da Nat Geo mas também filmes de massa, como Harry Potter (adivinha qual eu fui ver). Preço com carteirinha: 10 dólares canadenses.

Para ir ao Royal BC, chegue bem cedo ou reserve mais de um dia para visitá-lo. Tem uma seção de insetos, uma dedicada à cultura, e arte dos nativos caandenses (First Nations) bem como  à exploração dos mesmos pelo homem, uma de animais como cavalos, focas e mamutes (eu tinha que falar do mamute, todo mundo só quer saber de tirar foto com o incrível mamute em tamanho natural).
Eu e o mamute

A seção mais legal pra mim foi a de História. Eles tinham uns cenários em tamanho natural, replicas de cinemas antigos, de confecções, de gráficas, de estações de trem.

Uma dama no saloon







 E pode tirar foto, desde que seja sem flash (PS: vamos ser legais, coleguinhas, e não pagar mico. Vocês representam o Brasil lá fora. Nada de jeitinho). Na saída do hotel, a loja de presentes tem de lembrancinhas da net geo, a jogos educativos e até cachecóis. 

Quase esqueci da limusine do John Lennon, o Yellow Submarine, na entrada do Museu.



Outro ponto que vale a pena conhecer é o telescópio do Bob Wright Centre na Universidade de Victoria. Ele eh simplesmente o quinto maior do Canadá, e o maior instalado em uma universidade.




 Se você estiver em Victoria por um tempinho considerável, não custa nada (literalmente, é um programa 0800) e é uma experiência gratificante até para leigos. Do lado de fora, na sacada, há telescópios menores, com professores e alunos da área para explicar o que você está vendo.  

A Naho aprende sobre o Cinturão de Órion no Bob Wright Centre


Por falar em 0800, o tour do Parlamento também é de graça. Pra falar a verdade, não é um tour muito longo, dura apenas 30 minutos, e a guia explica como funciona o sistema eleitoral do Canadá.



Se preferir  continuar na mesma linha, pode aproveitar para visitar o Empress, e pagar 10 dólares para fazer uma visita ao hotel, guiada por uma senhora vestida a caráter. O Empress é o hotel mais tradicional de Victoria, e recebe celebridades desde 1908.  Mais uma vez, é uma boa se a sua é conhecer a fundo a história de Victoria. Se estiver disposto(a) a desembolsar 100 dólares, é possível comer um brunch com seus amigos no hotel. 

Por ultimo, mas não menos importante, aproveite as visitas aos castelos de Craigdarroch e Royal Roads University, esta última que serviu de cenário para os filmes X-men 2 e 3. 

Royal Roads



Tentando parecer uma X-men

A Cindy me levou brevemente ao Craigdarroch. Achamos que daria tempo para visitar de novo, mas não deu. Na Royal Roads há ainda um lindo jardim japonês. 

Quantas pessoas será que fazem essa mesma pose idiota quando entram em um jardim japonês?



             Tem programa para todos os gostos e bolsos. É só escolher.

Um comentário:

Raquel M. Linhares disse...

Aaaahhh, eu nunca fui num castelo! Morro de inveja!! =(