sábado, 15 de dezembro de 2012

Vancouver- Grouse Mountain

Se vocês tivessem que optar entre subir uma montanha de 853 metros a pé ou pegar um teleférico e chegar em 15 minutos, o que escolheriam?



Pra mim, a escolha seria fácil. Eu pegaria o teleférico, sem pestanejar. Mas, querendo economizar dinheiro, e devido a pessoas que disseram que não era tão difícil assim, lá fui eu pegar a trilha, sendo que nem o Costão de Itacoatiara eu tinha conseguido subir antes. Para subir e descer de teleférico, o preço é 40 dólares, pra descer (não é permitido descer na trilha), é 10. Se você não é um leão da montanha, e se tem tendência a ter chilique, vale a pena ir de teleférico. Você chega lá beeem mais rápido e pode aproveitar o dia.

Na Wikipédia consta que um tal de George Sterling, de Vancouver, bateu o record de vezes subindo a trilha em um período de 24 horas: 15 vezes. Eu fiz uma vez, em 3 horas, e olhe lá. Tudo bem, meu condicionamento físico não estava lá essas coisas, e eu parei algumas vezes (quem está apostando corrida?). Primeira dica: LEVE ÁGUA E PROTETOR SOLAR. MUITA ÁGUA!!! Existe um Starbucks no pé da montanha. Compre logo umas duas ou três garrafinhas. O exagerado NÃO morreu de sede.

E não subestime a montanha. Todos os anos, eles têm que resgatar pessoas que ou subiram a noite, ou se renderam à exaustão. (Eu só queria ter lido essa informação antes de subir). Quando eu achei que não aguentaria mais, vi uma plaquinha em uma árvore: 1/4 do caminho percorrido!

Se você não cair duro depois da primeira placa, uma hora chega aqui.


Mas é recompensador, principalmente se você for do tipo chiliquento(a), mas sobreviveu às 3 plaquinhas seguintes, chegar lá em cima, 5 quilos mais magro e com 2 metros de língua pra fora. 

A cara do cansaço

O local conta com várias oções de entretenimento no verão: show de lenhadores tacando machadinhas, esculturas de madeira e um santuário de ursos, Grinder e Coola. No inverno, funciona como estação de esqui.




Tem ainda um segundo teleférico se estiver a fim de subir mais um pouco e conferir a vista de Vancouver do alto.






Nenhum comentário: